Este Blog tem por objetivo mostrar aos educadores (e futuros educadores), a relevância da Linguagem Corporal no Ambiente Escolar. Acreditamos que o seu conteúdo irá contribuir significativamente para melhorar a Prática Pedagógica.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Diário de Michelle Simões



Recordando-me dos bons tempos do colégio, e buscando na memória como era a minha relação com o corpo e com os movimentos percebi que a escola pouco contribuiu para o meu desenvolvimento nesses aspectos. As disciplinas focavam em desenvolver o  nosso lado intelectual e deixava de lado o físico, passava boa parte do tempo sentada e quando finalmente saía para o intervalo ficava na dúvida se lanchava ou se brincava, na maioria das vezes fazia as duas coisas ao mesmo tempo. Nas aulas de educação física (que era apenas uma vez por semana) os professores também não se empenhavam e na maioria das vezes deixava por conta dos alunos decidir o que seria feito durante a aula. Porém fora do colégio exercitava bastante o meu corpo, nunca tive oportunidade de fazer aula de dança, academia ou coisas desse tipo, mas tive oportunidade de brincar na rua, e lá sim pude desenvolver-me fisicamente, corria, pulava corda, brincava de amarelinha, pega-pega, pular elástico, dentre tantas outras brincadeiras... e eram nesses momentos que eu extrapolava toda a necessidade de movimento que me era podada no colégio.






Hoje percebo a falta que uma disciplina que envolve o desenvolvimento dos movimento corporais pode fazer na vida de uma criança, pois uma simples brincadeira pode desenvolver nela várias habilidades. Nós como futuros docentes devemos propor atividades que estimulem não somente o intelecto dos alunos mas também o físico, o corpo e os movimentos. Creio que ao unir corpo e mente o aprendizado fica mais interessante, mais completo e irá fazer a diferença no desenvolvimento das crianças.

POR: MICHELLE SIMÕES DE LIMA

0 comentários:

Postar um comentário