Este Blog tem por objetivo mostrar aos educadores (e futuros educadores), a relevância da Linguagem Corporal no Ambiente Escolar. Acreditamos que o seu conteúdo irá contribuir significativamente para melhorar a Prática Pedagógica.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Diário de Celeste Nascimento




















Recordo-me  do “controle do corpo na escola”, nos “bons tempos” da primeira série do Ensino Fundamental. Eu havia passado do pré (hoje chamado de EMEI) para a primeira série. No Pré as professoras colaboravam para desenvolver em nós discentes, algumas habilidades como: coordenação motora, equilíbrio, organização temporal etc., através de brincadeiras como: Pular amarelinha, jogar bola, pular no trampolim e outras atividades e jogos variados. Sendo assim, ao chegar na primeira série fui submetida a ficar sentada numa cadeira junto a uma carteira e enfileirada as das outras crianças, todos estáticos, quietos iniciava-se o processo de educar a mente separada do corpo.  Quando tocava o sinal (mais parecido com uma sirene de ambulância), cantávamos uma musiquinha para o lanche (mesmo estando famintos), lanchávamos rapidamente  para dar tempo de brincar de “pula mula”. Expressávamos através desta e de outras brincadeiras todo o nosso desejo e necessidade de se movimentar.  

Abaixo a imagem representando a  brincadeira  “Pula Mula”:




Atualmente na condição de discente, me preparando para exercer a docência, vejo quão grande é, a importância de resgatarmos a Linguagem Corporal na escola.  É preciso propiciar atividades que estimulem as habilidades psicomotoras das crianças. Se elas não forem estimuladas, teremos sérios problemas de escrita, leitura, de comportamentos, falta de interesse dentre outros.

Celeste Nascimento 



0 comentários:

Postar um comentário