Este Blog tem por objetivo mostrar aos educadores (e futuros educadores), a relevância da Linguagem Corporal no Ambiente Escolar. Acreditamos que o seu conteúdo irá contribuir significativamente para melhorar a Prática Pedagógica.

sábado, 8 de junho de 2013

PSICOMOTRICIDADE


Nos movimentos da criança se articula toda sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação. O que é psicomotricidade? Sua definição ainda está em formação, já que à medida que avança e é aplicada, vai-se estendendo a distintos e variados campos. No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade, ou deficiência.
Hoje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.
Vamos conhecer um pouco mais sobre Psicomotricidade e como utiliza-la.

Coordenação Motora fina: É considerada como a capacidade de controlar pequenos músculos para exercícios refinados como: recorte, perfuração, colagem, encaixes... e envolve a coordenação viso-motora (capacidade de coordenar os movimentos em relação ao alvo visual), a coordenação viso-manual (é a coordenação entre a visão e o tato) e a coordenação musculofacial (refere-se aos movimentos refinados da face).

Esquema Corporal: reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade. A consciência do corpo é alcançada pela percepção do mundo exterior, da mesma forma que a consciência do mundo exterior acontece por meio do corpo. E a linguagem que a criança estabelece através desse corpo é de fundamental importância no processo educativo. Exemplo: reconhecer as partes do seu corpo e de seus pares frente ao espelho, fazer o desenho do seu corpo em tamanho natural na areia ou em papel, cantar nomeando e exercitando as partes do seu corpo...

Ritmo:É a força criadora que está presente em todas as atividades humanas e se manifesta em todos os fenômenos da natureza.  Pelo desenvolvimento do ritmo ordenamos o ato motor. Exemplo: dança das cadeiras, acompanhamento de músicas com instrumentos de percussão, produzir sons com o próprio corpo...

Equilíbrio: É a base da coordenação dinâmica global do corpo parado ou em movimento. Um exemplo de equilíbrio dinâmico: andar na ponta dos pés, caminhar sobre uma corda, andar com um ovo na colher.  Exemplo de equilíbrio estático: equilibrar-se em um pé só, conseguir sentar-se corretamente.

Lateralidade: É a capacidade motora de percepção integrada dos dois lados do corpo: direito e esquerdo. Cada sujeito tem maior habilidade num dos lados devido a dominância cerebral. Os destros têm maior facilidade com o lado direito e os canhotos com o lado esquerdo. Podemos realizar atividades para desenvolver a lateralidade, como, por exemplo: nomear os lados utilizando canções e brincadeiras, como “mão direita na orelha esquerda”, chutar a bola ora com um pé ora com o outro...

Percepção: É a capacidade de perceber, reconhecer e distinguir os estímulos. Exemplo: brincar com a criança, estimulando as diferentes percepções de coisas quentes e frias, pesadas e leves, molhadas e secas, duras e moles.

Organização Espaço-Temporal – é a capacidade de se estruturar partindo de si em relação aos outros objetos e pessoas, orientando-se adequadamente no espaço e no tempo. Exemplo:  exercícios e brincadeiras que dão a noção de  longe e perto, em cima, embaixo, o que vem antes ou depois, brincadeiras como “estátua”, onde as crianças precisam ficar paradas quando é dado um sinal, andar em dupla acompanhando o ritmo do companheiro...

Coordenação Global ou Motricidade Ampla: representa a ação simultânea e relativamente diferente de grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos complexos. É a ação que envolve movimentos gerais do corpo inteiro como (cabeça, ombros, tornozelos etc.) na qual, vários grupos musculares atuem ao mesmo tempo, visando executar movimento voluntários complexos como: correr, saltar, andar, vencer obstáculos,  Exemplo: caminhar, onde utilizamos a coordenação motora ampla em que membros superiores e inferiores se alternam coordenadamente para que haja deslocamento. Exemplos de brincadeiras: pular amarelinha, rolar uma bola, brincar de trem...





Por: MICHELLE SIMÕES

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